11 maneiras de como fazer café em casa, parte 2

      Nenhum comentário em 11 maneiras de como fazer café em casa, parte 2

7. Chemex

Este método de filtrar o café é um charme a parte, a jarra mais parece um vaso de planta cada vez conquista mais fãs, utiliza filtro de papel grosso em uma dobradura que possibilita uma filtragem que oferece uma bebida muito limpa e leve, com bom corpo e doce, perfeita e sem nenhum resíduo.

O tempo deve ficar entre 3’30” a 4’ com a proporção de pó/água deve ser algo entre 7% ou seja 25g para 350g de água usando moagem média-grossa.

 

 

8. Café turco (Ibrik)

Uma das maneiras mais tradicionais de preparar um café, o café marroquino é usado em um ritual um tanto romântico, o café extremamente fino será usado numa espécie de “caféomancia”, onde é feita uma leitura mística no fundo da xícara onde fica depositado o café que não é coado em seu preparo.

A moagem do grão é média-fina, ao Ibrik adicione 200ml de água, 1 colher de pequena de açúcar, 2 colheres (chá) de café. O processo consiste em levar a Ibrik no fogo e quando estiver para ferver o recipiente deverá ser retirado do fogo, o processo deverá ser feito 3 vezes, deixe o recipiente descansar por 2 minutos e acrescente umas gotas de água fria para que o pó assente no fundo do recipiente.

 

9. Clever Coffee System

Parece Melitta mas não é, parece Hario v60 mas não é, o sistema Clever é um método de filtrar o café porém tem um tampão na base que pode ser aberto quando a bebida estiver pronta e pode ser derramada no recipiente de uma só vez. O resultado é uma bebida encorpada.

 

10. Toddy brew (cold brew)

O café gelado é uma infusão feita a frio e com muita calma leva de 10 a 21 horas em média (cada barista tem sua receita), o pó deve ser de granulometria grossa pode ser feito na Toddy brewer que é uma cafeteira japonesa criada exclusivamente para fazer esse tipo de infusão, mas pode ser feito em qualquer recipiente que possa ir a geladeira.

Por ser uma extração que extrai menos cafeína e deixa menos amargor pode ser considerado um extrato que pode ser acrescentado com água após seu preparo, uma receita básica é 33% para a porção de água a ser utilizada. 200g de grão moído para 600ml de água, deixe na geladeira por um período de 18 a 21 horas, a bebida é extremamente doce, com baixa acidez e praticamente sem amargor.

11. Sifão (globinho)

Fazer um bom café dá uma sensação de ser um alquimista e esse método faz a gente parecer um completo alquimista é um método muito bonito de se ver, nele é utilizado um sifão, composto por dois globos de vidro, sendo um com funil e filtro, uma base e a chama que faz a ebulição da água.

A água precisa ser colocada no globo inferior, para facilitar o processo a água pode ser previamente aquecida, a proporção segue o padrão de 10% de pó para 100ml de água, todo aroma é preservado nessa bebida pois há um vácuo que preserva a atmosfera enquanto a bebida é preparada.

Ao completar o processo de fervura quando a água sobe toda para o globo superior retira-se a chama e quando inicia o resfriamento da unidade inferior a bebida pronta desce, retira-se o globo superior e voi la! Sua bebida extremamente doce está pronta!

 

Conclusão

Podemos chamar de resumo dos mais populares métodos de preparo, conte-nos como foi sua experiência fazendo seu café seguindo essas receitas e se você tem um jeito diferente de fazer seu café envie pra gente.

Deixe uma resposta