3 erros que você comete ao fazer café na sua casa e são fáceis de evitar

      Comentários desativados em 3 erros que você comete ao fazer café na sua casa e são fáceis de evitar

A nossa busca incessante de ensinar como fazer a xícara perfeita traz nesse artigo apenas 3 erros que você comete ao fazer café em casa, pequenos ajustes simples que vai tornar seu café cada vez melhor.

Anúncio

#1 Açúcar na água

Colocar açúcar na água não pode, as desvantagens são várias e podemos iniciar falando que ao acrescentar açúcar na fervura da água levará mais tempo para aquecer a água até os 96 graus celsius e se deixar ferver a água, como saber se ela terá a mesma oxigenação necessária na temperatura dos 96 graus indicados para coar o café?

O hábito de adoçar a água também potencializa reações diversas causadas por cafés de má qualidade tais como; náuseas, azia, dores de barriga e outras contra-indicações.

Anúncio

Não será agradável oferecer um café a um visitante que não tem o hábito de beber o café com açúcar, ou como saber se ele está de dieta? O açúcar tem a função de disfarçar uma bebida ruim, então vamos deixar que cada um adoce se quiser o seu café na xícara?

 

Anúncio

#2 Café velho e de má qualidade

Oferecer café velho feito de pó velho ou mesmo aquele feito às 6 da manhã e oferecido no café da tarde, cada dia mais as pessoas estão aprendendo a saborear o café de qualidade, o Brasil é um dos maiores produtores de café no mundo e atualmente o mercado tem investido muito para manter os melhores cafés por aqui, empresas como a Coca Cola, Wine, Nescafé tem investido milhares de dólares em marcas próprias de café para vender para brasileiros.

Verifique a data de fabricação antes de colocar no carrinho de compras do supermercado, de 30 a 90 dias o café torrado e moído não perde demasiadamente o sabor, mesmo o prazo de validade sendo de 12 meses, você sentirá gosto de madeira mofada se a data estiver avançada.

Cafés baratos geralmente são produzidos a partir de misturas de cafés de má qualidade e grãos não selecionados, grãos misturados com substâncias prejudiciais que surgem nos armazéns quando o grão ainda verde fica por muito tempo guardado eventualmente coloca-se uma pequena parte de um café de alta qualidade para equilibrar o cheiro, torra-se mais escuro e ele é moído bem fino.

 

#3 Pó de café na água

Eu vi meu avô fazendo isso, cometendo este pecado capital que deve ser evitado com todas as suas forças, cozinhar o pó de café significa inventar uma outra bebida inominável, mas que nunca deverá ser chamada de café (pelo menos para nossas intenções brasileiras) na Turquia usa-se esse método que é feito com café fino e especiarias numa panelinha chamada Ibriq, explicamos nesse artigo como este ‘café’ é feito.

Cometer esse sacrilégio significa criar uma bebida incontrolável, inconstante, com amargor intenso, adstringente e sabe-se-lá o que pode resultar no estômago.

 

Conclusão

Muitos pecados estão sendo cometidos ao preparar cafés por aí e ficamos sabendo a cada dia de novas formas de detonar um café, mas esses acima são pecados capitais. Se você deseja ir pro céu dos coffee freaks evite esses três pecados.

Tá sabendo de algum pecado novo? manda pra gente!