5 dicas para preparar um bom café, a 3 vai fazer seu café irresistível

Essas dicas vão garantir que seu café fique cada vez melhor e as pessoas vão sempre te procurar pra tomar um bom café assim que você começar a colocar elas em prática no seu dia-a-dia, fazendo café no escritório ou em casa.

#1 Água filtrada ou mineral

Sem água não temos café e 98% da bebida vem da água, se a água não for de boa qualidade o café também será de má qualidade, por melhor que seja o tipo do café escolhido.

Essa água deve ser filtrada ou mineral (o cloro influencia diretamente na acidez natural do café).

Não é bom que o café seja passado com a água em uma temperatura acima de 96 graus celsius, se ferver a água deixe descansar por aproximadamente um minuto até que a água fique oxigenada novamente.

Já existe em São Paulo cafeteria com uma sessão especial de degustação de café com águas diferentes, assim o consumidor que deseja ir mais longe no aprendizado poderá provar os diversos resultados.

 

#2 Café especial

O grão bem tratado desde a planta nos fornece uma bebida refinada, o café é uma fruta e os cuidados desde a lavoura, colheita seletiva, secagem correta, torra perfilada com respeito ao grão maduro resultam no que chamamos Café Especial ou Premium, geralmente são bebidas que não causam azia, dores estomacais ou até dor de barriga.

Procure adquirir café em casas especializadas, cafeterias ou torrefadoras artesanais com qualificação, apenas saber que um café arábica é melhor não define se realmente o que você está preparando em casa é um café que foi bem tratado.

Torra muito escura pode estar disfarçando um café ruim e mal colhido, pó moído parecendo talco também pode mascarar um mal café e o aroma de café velho pode ser percebido facilmente.

A indústria tem apego ao lucro e não gosta de desperdiçar peso na saca, portanto quando levam o grão para secagem, muitos fragmentos de casca, folhas entre outras coisas podem acompanhar o produto.

 

#3 Grão moído na hora

Adquira o café em grão se você tiver acesso a algum moinho, hoje podemos comprar moinhos elétrico compacto, moinho manual e está cada vez mais barato adquirir um em lojas de comércio eletrônico as marcas mais vendidas são cadence, cuisinart, hario entre outros.

O uso é simples e torna seu café extremamente saboroso, fica sensível no paladar todo aroma do grão torrado. Se você não puder adquirir de imediato um moinho procure comprar cafés torrados no mês da compra, o café depois de torrado começa a perder sua essência em 30 dias.

A liberação de óleos, aromas, acidez e doçura ocorrem muito melhor se for moído instantes antes de ser filtrado, um exemplo disso vemos nas cafeterias que tem ao lado da máquina de café espresso moinhos calibrados inclusive para o tipo de grão que utilizam.

 

#4 Pré-infusão

Toda bebida quente que utiliza o café ou erva desidratada como substrato deve ser embebida com água bem quente para reidratação que vai liberar os óleos essenciais, deixe essa hidratação acontecer por 30 segundos e no momento de passar a água, todo sabor, doçura, acidez e amargor serão liberados, tendo um maior aproveitamento da bebida.

Aproveite essa espera para escaldar os recipientes, jarras, xícaras e filtros com água quente para retirar qualquer sabor e cheiro de papel ou de café velho.

 

#5 Beber só ou acompanhado

Ao sentar para saborear sua bebida você nunca estará só se considerar que pode fazer disso um hábito, um ritual. A terceira onda do café traz um conceito de preparo da bebida como um ritual, algo a ser respeitado e aproveitado ao máximo.

O café é uma bebida que tem esse conceito de bater um papo, interagir, chamar os amigos pra jogar conversa fora ou simplesmente conviver, vamos tomar um café?

 

Conte-nos como foi sua experiência ao seguir essas dicas.

Deixe uma resposta