Como fazer café coado na Hario V60, o café filtrado da moda

Como fazer café coado na Hario V60, o café filtrado da moda

11 de junho de 2018 1 Por Leonardo Machado

Método de preparo de café com Hario V60

A volta dos cafés filtrados tem no método no de café filtrado Hario v60 um dos principais responsáveis pelo sucesso dos bons cafés. Quando entramos em cafeterias que tem profissionais bem preparados, logo percebemos que ali tem tomado espaço os métodos filtrados e existe todo um ritual sendo obedecido, como num momento de meditação ferramentas apropriadas, xícaras especiais, coadores diferentes, chaleiras com bicos mais finos e alongados, termômetros e balanças.

A pressa está presente em todos os lados e o acesso fácil a novas tecnologias trouxe um pouco de preguiça no ato de fazer café, o volume de venda de cafeteira elétrica devido aos preços baixos e essa pressa fez com que ao longo do tempo os cafés filtrados deixassem de ser feitos, em ambientes de cafeterias percebemos o saudosismo e aumento da venda de cafés filtrados, desde o filtro de pano até os mais diferentes, e aqui nesse post queremos ensinar Como fazer café na Hario V60.

O que é V60?

Hario V60 é um filtro fabricado pela indústria japonesa Hario, um método de preparo de café muito popular entre baristas profissionais, entusiastas e amante de café. Foi lançado em 2005 e tomou conta da terceira onda do café, o suporte tem um jeitão de porta filtro tradicional de papel, como o centenário Melitta, mas com algumas variáveis no seu formato que dá melhor função ao seu desenho devido as ranhuras e sulcos que viabilizam maior troca de oxigênio no processo de extração.

Como moer corretamente para o Hario V60

A granulometria próxima a do grão de areia fina ou entre açúcar cristal, garante uma bebida mais doce e encorpada, a preferência pelo método se dá pela facilidade em ter uma bebida equilibrada. O nome V60 é devido ao ângulo em V ou seja 60 graus.

Pontos fortes do café extraído na Hario V60

  • O Corpo do café utilizado no processo aparece;
  • Maior doçura e acidez são percebidos;
  • Mais óleos são preservados comparados a métodos similares;
  • Bebida limpa.

E logo o cliente se pergunta, para quê tanta frescura? Se o barista for questionado ele saberá responder, por vezes ele pergunta qual o método preferido do consumidor, a tática é conquistá-lo pela experiência sensorial, e posso dizer que vale a pena, há grandes diferenças entre cada método com o mesmo café.

Escolha um café de boa procedência, dê preferência a cafés gourmet ou especiais, nem todo arábica é perfeito e nem todo conilon/robusta é ruim, geralmente os cafés de origem única são melhores, cereja descascado ou natural, grãos de colheita seletiva podem ser considerados bons cafés, dificilmente encontramos cafés assim em supermercados.

Onde comprar um Hario V60 ou acessórios para café?

Vale lembrar que tem boas épocas do ano para comprar online, uma delas é a blackfriday que ocorre mundialmente e no Brasil já foi incorporado pelo comércio online e off-line, aproveite esta época para adquirir na Amazon, Americanas, Submarino e e-commerce especializado em café especial.

Existem diversos locais mas aconselho procurar casas especializadas em cafés e cafeterias, já temos isso em algumas cidades algumas cafeterias que levam a sério o serviço de qualidade em cafés, entretanto posso indicar o site TROCODOCAFE.COM.BR que tem além do Hário V60 muitos outros métodos que ensinamos aqui.

Passo 1

Coloque 600g de água filtrada para ferver.

Passo 2

Tenha moído ou moa na hora 30g de café o que dá para aproximadamente 300g de água fervida, usando a proporção 10 pra 1.

Passo 3

Coloque o filtro no suporte, nesse momento pré-aqueça o recipiente que receberá o café e escalde o filtro com água fervida.

Passo 4

Coloque o café moído no filtro, zere a balança (se for utilizar) e derrame de 40 a 50g de água para pré-infusão umedecer o café liberando os óleos essenciais e hidratar o café, é chamado de “bloom” onde libera o CO2.

Passo 5

Agora ao derramar lentamente a água num fluxo contínuo a água circula uniformemente sobre todo o pó umedecido.

Passo 6

Pequenos movimentos circulares ajudam a manter o fluxo que pode ser encerrado em até 3 minutos de tempo total para uma boa extração de 250g água derramada sobre a pré-infusão.