Como fazer café na Aeropress

      Nenhum comentário em Como fazer café na Aeropress

Usando a lei da gravidade a nosso favor com esse brinquedo

Ops! não é brinquedo, a Aeropress é uma cafeteira que tem se destacado pela qualidade do café que extrai, os maiores amantes de café já deram um jeito de beber um café feito nessa cafeteira, nela se consegue obter quase todas as qualidades que obtemos num café espresso.

Foi criada pela Aerobie, uma indústria americana que ficou famosa no início dos anos 80 pela invenção de brinquedos que desafiavam a física, frisbee, bumerangues plásticos e afins, você que é da geração Stranger Things lembra-se do frisbee?

Então, foi Alan Adler que tornou esse brinquedo um negócio milionário nos anos 80 e hoje esse designer volta a ser reconhecido pela criação de sua Aeropress, minha preferida nos equipamentos para preparar um bom café.

 

Passo 1

Coloque 250g de água filtrada para ferver. Separe 15g (2g a mais ou a menos dependendo da força que deseja no seu café) moído levemente mais fino que a areia da praia.

Passo 2

Inserir o filtro de papel (ou aço inox) na tampa plástica da Aeropress, o filtro de aço inox permite a passagem de mais óleos essenciais do café, proporcionando uma bebida mais intensa.

Passo 3

Monte sua Aeropress e cuide para que ela esteja limpa. Use um pouco da água para escaldar o filtro de papel/aço inox e molhar o êmbolo pré-aquecendo para que a bebida permaneça aquecida.

Passo 4

Vamos fazer no método invertido, o que faz com que os números no corpo do êmbolo fiquem de ponta cabeça, a borracha é que deixará o êmbolo fechado hermeticamente como uma seringa.

Passo 5

Vamos fazer no método invertido, o que faz com que os números no corpo do êmbolo fiquem de ponta cabeça, a borracha é que deixará o êmbolo fechado hermeticamente como uma seringa.

Passo 6

A pré-infusão é essencial para uma boa extração de café pois hidrata o café e assim libera mais uniformemente os óleos essenciais e aromas na bebida, para isso coloque o dobro de água em peso do que foi usado para a porção que faremos (nesse caso 30g de água de 92 a 96 celsius) deixando descansar por 30 segundos.

Passo 7

Certifique que o café está misturado com a água que hidratou, se necessário mexa para que fique uniforme.

Passo 8

Preencha o êmbolo com 120g de água para completar os 150g de água para nossa receita e deixe descansar por 1 minuto, volte a misturar o café.

Passo 9

Pressione até ouvir um chiado de ar passando, assim sua bebida está pronta.

 

É possível comprar em boas cafeterias e online através de alguns sites:

Deixe uma resposta